Banho de Sol

O banho de sol tem a finalidade principal de estimular a pele a produzir vitamina D pela exposição aos raios ultravioletas.

Sol e Vitamina DEssa vitamina existe em pequenas quantidades nos alimentos comuns e é necessária a exposição ao sol para que atinja níveis adequados em nosso organismo. A vitamina D participa na regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo, possibilitando adequada mineralização e crescimento dos ossos. A falta de vitamina D pode resultar em raquitismo, que geralmente leva a deformidades ósseas.

A partir do primeiro mês de vida recomenda-se o banho de sol. A criança deve tomá-lo com o mínimo de roupas, sem vidraças na frente (janelas abertas) porque o vidro prejudica a passagem dos raios ultravioletas. A exposição recomendada é de 20 a 30 minutos por dia. Se isso não for possível, mesmo períodos menores ajudam a assegurar as necessidades mínimas de vitamina D. Deve-se evitar o sol entre 10 e 16 horas e a exposição não deve ultrapassar 20 a 30 minutos. O banho de sol é necessário até que a criança atinja idade em que comece a brincar e andar fora de casa, ficando exposta espontaneamente ao sol por um tempo razoável.

É preciso estar atento, porque a exposição solar pode ser prejudicial à saúde. Antes de exposições de mais duração deve-se aplicar um protetor solar na pele da criança. Também é importante evitar exposição da cabeça e do rosto, preferindo usar bonés ou chapéus para proteção dessas áreas.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo