Caderneta de Saúde da Criança

 

A Caderneta de Saúde da Criança é o documento em que são registrados os dados mais importantes sobre as condições de saúde da criança do nascimento até os 10 anos de idade.


Todo recém-nascido tem o direito de receber, na maternidade, a sua Caderneta de Saúde (Disponível em: www.saude.gov.br/caderneta).

Esse documento deve sempre ser levado aos atendimentos de saúde (consultas médicas, de enfermagem ou odontológicas, campanhas de vacinação, grupos de puericultura, etc.), pois permite que os profissionais de saúde tenham uma ideia do crescimento e do desenvolvimento da criança. Por meio dele, o profissional analisa a criança não apenas com os dados daquele dia, mas com tudo de relevante que aconteceu desde seu nascimento. Além disso, com a caderneta em mãos, é possível que o profissional atualize os achados da consulta e da vacinação.

A caderneta também é um instrumento muito interessante para o aprendizado dos pais. Ela esclarece dúvidas que frequentemente ocorrem com relação ao desenvolvimento dos filhos, pois contém dicas para prevenção de acidentes, orientações para uma alimentação saudável, calendário básico vacinal, curvas de crescimento, entre outros. Assim, a caderneta é um documento que deve ser guardado com cuidado e consultado sempre pelos pais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo