Febre

É o aumento do calor (temperatura) natural do corpo. É medida com o termômetro, geralmente debaixo do braço (axila). É considerada normal uma temperatura até 37ºC (trinta e sete graus Celsius). A medida no termômetro se faz observando a altura da coluna de mercúrio, ao lado dos números, o que é visto rodando-se devagar o termômetro. Existe um tipo de termômetro em que a leitura é feita diretamente (termômetro digital). A febre por si só não é motivo de grandes preocupações, podendo ser controlada e tratada por qualquer pessoa, até que a criança possa ser examinada e descoberta a causa da febre. Em crianças pequenas, a causa da febre pode ser excesso de roupas, ambiente muito quente ou falta de líquidos.

Durante a febre a criança pode apresentar irritação, falta de apetite, agitação ou sono. Às vezes, pode ter delírios ou confusão mental. “Acesso” ou convulsão por febre depende mais da predisposição da criança do que da altura da febre. Quando esses sintomas continuam depois de haver cessado a febre, a criança deve ser levada para exame médico com mais rapidez, pois pode ser que a situação seja mais grave. Mas se esses sintomas desaparecem depois que a febre foi controlada, às vezes parecendo que a criança nem está doente, geralmente o problema é menos grave, como uma gripe ou virose, em que a febre pode repetir-se algumas vezes e desaparecer em dois ou três dias, sem necessidade de antibióticos ou médico.

O tratamento da febre é feito da seguinte forma:

  • Deixar a criança com roupas leves (não embrulhar em cobertores), ventilar o ambiente, oferecer líquidos (não dar chás quentes) e dar banho morno prolongado, de 10 a 20 minutos (não dar banho quente, “esperto”).


  • Compressas de álcool, ou água e álcool, colocadas no peito e costas, nas pernas e braços, podem ser usadas por pessoas experientes. Cuidado com os acidentes com o álcool: ingestão ou intoxicação pelas crianças e fogo. As compressas são também desconfortáveis e podem causar ressecamento da pele.




  • Medicamentos podem ser usados de acordo com a seguinte tabela de medicamentos (febre e dor):




 

TABELA: DOSES DOS MEDICAMENTOS PARA FEBRE E PARA DOR
De acordo com o peso e a idade da criança










































MedicamentoPeso (idade aproximada)
5 kg (3 meses)7,5 kg (6 meses)10 kg (1 ano)15 kg (3 anos)20 kg (6 anos)30 kg (10 anos)
Aspirina Infantil comprimidos1 compr.1 ½ compr.2 compr.3 compr.4 compr.5 compr.
Dipirona gotas5 gotas7 gotas10 gotas15 gotas20 gotas20 a 30 gotas
Paracetamol7 gotas10 gotas15 gotas20 gotas30 gotas30 a 40 gotas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo