Obstrução nasal

É causada por acúmulo ou ressecamento de secreções, restos alimentares ou corpo estranho nas narinas.

As causas mais comuns são a gripe, os resfriados e as alergias. É causa de desconforto, dificuldade respiratória ou para mamar, especialmente nas crianças muito pequenas. Muitas vezes os ruídos causados pelo ar passando pelas narinas com secreção são transmitidos para o peito, podendo ser sentidos quando se coloca as mãos nas costas da criança. São mal interpretados como "peito cheio" ou bronquite.

O tratamento da obstrução nasal deve ser feito com a limpeza nasal, podendo-se pingar várias gotas de soro fisiológico nas narinas, até que a respiração melhore. As gotas devem ser pingadas com a criança deitada de costas, com a cabeça bem pendurada para trás. Para o tratamento da febre e da dor, leia "Febre". Leia também "Tosse".

Devem ser causa de maior preocupação e motivo de se levar a criança para consulta o mais rápido possível: dificuldade respiratória que continua após limpeza do nariz, respiração gemente, batimento das asas do nariz, chieira, apatia, desinteresse pela alimentação ou por líquidos, palidez e febre que não cede às medidas de controle.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo