Sono e repouso

Têm importância reparadora garantindo o equilíbrio físico e mental. O número de horas de sono é variável de acordo com cada criança e cada grupo etário. Os períodos diurnos de sono vão diminuindo gradativamente à medida que a criança se desenvolve e passa a se interessar mais pelo ambiente.

Os recém-nascidos dormem praticamente o dia todo. Aos seis meses dormem cerca de 12 horas à noite, uma a duas horas pela manhã e à tarde. Entre um e quatro anos dormem durante toda a noite e uma vez durante o dia. Por volta dos quatro anos deixam de dormir durante o dia e dormem em torno de 12 horas à noite. É importante lembrar que situação de desconforto, problemas emocionais, estimulação excessiva e doenças alteram o período normal de sono e repouso, deixando as crianças irritadiças e tensas. Um ambiente favorável propicia um sono calmo e a sua duração deverá ser de acordo com as necessidades de cada criança e resultar num despertar tranqüilo e bem humorado. Crianças maiores que só dormem tarde geralmente acordam muito tarde também. Para resolver isso é só acordá-las cedo, para mudar o hábito e aproveitar o sol e a manhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo