Manual da Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias

 

Em fevereiro de 2010, o Ministério da Saúde lançou o Manual de Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias. Ele classifica diversos medicamentos de acordo com sua segurança de uso durante a amamentação: vermelho (uso contraindicado), amarelo (uso criterioso) e verde (uso compatível). Sua elaboração baseou-se em ampla revisão da literatura científica, sendo um instrumento confiável e objetivo que pode ser um bom auxílio para a prática médica.

Veja o manual completo no site do Ministério da Saúde ou baixe o PDF aqui.

A doação de leite materno tem sido importantíssima para a saúde de crianças que por algum motivo não podem ser amamentadas por suas mães. A organização das doações é realizada por meio de Bancos de Leite e existem pré-requisitos para que a mãe possa ser uma doadora. O profissional de saúde deve incentivar a doação, mas também saber como orientar as mulheres que desejam doar seu leite. Informações a respeito do funcionamento e localização dos Bancos de Leite e sobre como realizar a ordenha podem ser obtidas no site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O aleitamento materno oferece grandes benefícios para a saúde da criança, da mulher e favorece um melhor vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, propicia um enorme benefício econômico para a família, instituições de saúde e governo. O artigo compara o custo da alimentação complementar da nutriz em relação à alimentação do bebê com substitutos do leite materno e conclui que o gasto com esses substitutos pode chegar até mais de um terço do salário mínimo.

Leia mais sobre Custofórmula.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raquitismo

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Recomendações sobre sono seguro