Nescon lança projeto Álbum de Família

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina , em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da UFMG, lança nesta quarta-feira, 24 de agosto, às 11h, o “Álbum de Família: genograma online como instrumento clínico e ferramenta de educação à distância”. O lançamento, que acontece durante a Reunião Científica do Departamento de Pediatria, será  às 11 horas, na sala 138 da Faculdade de Medicina da UFMG.

Trata-se de um aplicativo em formato eletrônico que tem como objetivo auxiliar profissionais da área de saúde na sua prática diária e oferecer-lhes uma ferramenta de apoio em seu processo de educação permanente. Capaz de identificar e retratar a dinâmica familiar com seus padrões de relacionamentos e conflitos, doenças, ligações pessoais e sociais, o genograma é a representação gráfica de uma família por meio de símbolos convencionados.

A ferramenta, utilizada em ambientes de atenção à saúde desde 1985, é desenhada manualmente e arquivada no prontuário do paciente. Porém, as figuras nem sempre ficavam muito claras, dificultando alterações e o compartilhamento das informações.

Qualquer pessoa pode se cadastrar no novo sistema e criar o genograma de uma família gratuitamente. A ferramenta já está disponível em albumdefamilia.nescon.medicina.ufmg.br.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação do Nescon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raquitismo

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Recomendações sobre sono seguro