Educar as crianças para promover a saúde

 

Crianças bem informadas podem contribuir para que os pais adotem um estilo de vida mais saudável. O assunto será apresentado na mesa-redonda “Começando pela criança: Educação e Saúde”, na quinta-feira, 3 de novembro, às 14h30, no Auditório Topázio do Minascentro, dentro da programação do 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina na UFMG.

 

 

A mesa será coordenada pela professora da Escola de Música da UFMG, Betânia Parizzi. Segundo ela, as crianças podem mudar o comportamento dos adultos mais próximos a partir da orientação que recebem na escola. “Quando as crianças são orientadas por professores ou profissionais de outras áreas, elas levam esse conhecimento para casa e, muitas vezes, influenciam positivamente o comportamento dos pais”, explica.

Um exemplo citado pela professora está relacionado à questão do tabagismo. Nas escolas, a conscientização dos malefícios do fumo acontece ainda na infância. Assim, explica Betânia Parizzi, os filhos de pais fumantes argumentam, dialogam, insistem e questionam este hábito dentro da família. O resultado é que, em muitos casos, os pais deixam de fumar por influência dos filhos.

A mesa também terá a participação da professora Luciana Fornare, de São Paulo, e da pedagoga Adilana de Oliveira Alcântara, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. A mesa-redonda integra o eixo “Programa de Promoção da Saúde na Perspectiva dos Indivíduos.”

Congresso

Outros seis eixos integram o 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG:  Políticas Públicas de Promoção de Saúde;  Políticas de Promoção da Saúde nas Organizações;  Políticas de Promoção da Saúde nas Empresas de Saúde Suplementar; Políticas de Promoção da Saúde nas Universidades;  Mídia e a Promoção da Saúde e Políticas Urbanas de Promoção da Saúde, que integra a 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana (ICUH 2011).

Mais informações e inscrições: www.medicina.ufmg.br/congressosaude ewww.icuh2011.org

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal da Faculdade de Medicina da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raquitismo

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Recomendações sobre sono seguro