Sais de reidratação oral (soro caseiro)

O soro feito com os sais de reidratação oral deve ser dado a crianças com diarreia e vômitos, para prevenir a desidratação.



Tem a mesma função do soro caseiro e é mais completo. Para prepará-lo adicione todo o conteúdo de um envelope em um litro de água filtrada e misture bem. Não se deve adicionar sal ou açúcar. Depois de pronto, o soro só pode ser utilizado por 24 horas, após esse prazo deve-se jogar fora o que sobrou e preparar mais um litro de soro se necessário. O soro caseiro é uma solução preparada com açúcar e sal que deve ser utilizado apenas quando não se tem acesso aos sais de reidratação oral. Para prepará-lo deve-se utilizar as colheres-medida fornecidas pelos centros de saúde. Em um copo cheio de água filtrada adicione uma colher-medida (menor) rasa de sal e duas colheres-medida (maior) rasas de açúcar e misture. Na falta da colher-medida, o soro caseiro pode ser preparado adicionando uma colher de cafezinho de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro de água filtrada. O soro caseiro deve ser sempre provado antes de ser dado à criança e deve ser menos salgado que a lágrima. Todo soro deve ser ingerido pela criança em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo