Dengue

Doença endêmica e de notificação obrigatória, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem hábitos domiciliares. Na suspeita de dengue, deve-se encaminhar a criança para avaliação da equipe de saúde. A doença manifesta-se de diversas maneiras, desde sintomas leves e inespecíficos até os que caracterizam a dengue clássica ou a dengue hemorrágica.



A dengue clássica é caracterizada por febre alta, dor no corpo, sendo referida principalmente na cabeça, atrás dos olhos e nas articulações, prostração e lesões na pele (pontos vermelhos ou elevações avermelhadas). O tratamento é feito com hidratação com água e sucos, uso de antitérmicos e analgésicos. É contraindicado o uso de ácido acetilsalicílico (AAS).


No caso da dengue hemorrágica, podem surgir hemorragias na pele, sangue na urina, nas fezes ou nos vômitos. Nesse caso, o tratamento é feito no hospital e o paciente precisa ser internado. A prevenção da doença é feita por meio do combate ao mosquito, com participação de toda a comunidade. É importante manter limpos os quintais e terrenos baldios e não acumular água em recipientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomendações sobre sono seguro

Gastrite

Raquitismo