Dor de Ganganta (amigdalite, faringite, infecção da garganta)

É devida, na maioria das vezes, à inflamação da faringe (faringite), amígdalas (amigdalite) ou adenoide.

Os agentes causadores mais comuns são os vírus, mas, principalmente em crianças maiores, a dor de garganta pode ser causada por bactérias. A faringoamigdalite decorrente de uma bactéria conhecida como estreptococo merece atenção especial, pois pode ter como complicação a febre reumática.

Além da dor de garganta, a criança geralmente manifesta dificuldade para engolir, salivação abundante e pode haver febre. Os quadros virais tendem a ser acompanhados de garganta avermelhada, com úlceras e vesículas. Quando a causa é bacteriana, a febre costuma ser mais alta e a criança pode apresentar acentuado mal-estar, prostração, dor abdominal e vômitos. Além da vermelhidão na garganta, existem placas purulentas no local e pequenos pontos hemorrágicos no céu da boca.

O tratamento é feito com medicamentos sintomáticos: antitérmicos para febre e analgésicos comuns para dor. Gargarejo com solução salina (adicionar uma colher de sal a um copo de água morna) ajuda no alívio da dor. Além disso, a criança deve se hidratar bastante e os líquidos frios são mais tolerados que líquidos quentes ou alimentos sólidos. Se a inflamação é de causa bacteriana, é necessário tratamento com antibiótico e o médico deve ser consultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo