Higiene Bucal

O objetivo fundamental é a redução dos níveis de placa bacteriana nos dentes. A limpeza da cavidade bucal é necessária antes mesmo do aparecimento dos dentes, para tornar o ambiente bucal menos ácido, favorecer a aquisição de microrganismos protetores e evitar doenças.Nessa fase, utiliza-se gaze ou algodão umedecido em água filtrada ou soro fisiológico.

Com o surgimento dos primeiros dentes, passa-se a utilizar escova de cerdas macias, fio dental e pasta de dente. Até aproximadamente três anos de idade deve-se evitar o uso de pastas que contenham flúor, porque o aumento dessa substância no organismo, pela ingestão da pasta, pode ser prejudicial. Após os três anos, a criança deve ser motivada e treinada a desenvolver a atividade habitual de escovação sozinha. A escovação deve ser realizada sempre após a alimentação e antes de dormir.

Os adultos devem evitar soprar a colher com alimentos quentes e beijar a boca das crianças, para evitar a transmissão de bactérias para a criança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo