Observaped promove fórum sobre doenças infecciosas

Além do debate, o fórum virtual promove um quiz sobre as doenças abordadas.

 

As doenças infecciosas ainda são as principais causas de mortalidade no mundo, principalmente entre crianças e adolescentes. Diante da importância do assunto, o eixo Doenças Infecciosas e Parasitárias do Observatório da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina UFMG (Observaped) promove, até 8 de dezembro, o Fórum Virtual “Doenças Infecciosas: mitos e verdades”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as infecções causam 25% das mortes no mundo. O índice chega a 45% nos países menos desenvolvidos. Entre as crianças, por exemplo, uma das doenças infecciosas mais comuns é a catapora, que é altamente transmissível e requer cuidados especiais.

Especialistas alertam: normalmente essas enfermidades acometem, ao mesmo tempo, mais de uma pessoa da família. Entretanto, o serviço de saúde só é procurado quando a doença já está em estado avançado ou após casos reincidentes. Por isso, dentre os temas do fórum estão justamente as formas de prevenção dessas infecções e seus potencias riscos à saúde de crianças e adolescentes.

Além da catapora, doenças como a gripe, infecções de vias aéreas superiores e toxoplasmose serão abordadas nos debates. Cada uma delas será tema de uma semana, totalizando quatro semanas. Além do debate, o fórum virtual promove um quiz (teste com perguntas e respostas) sobre as doenças abordadas.

Para participar, basta acessar a página. A moderação será feita pela equipe do eixo. Os alunos bolsistas do projeto também integram a organização do fórum com a indicação de livros e artigos para fomentar o debate. Um tutorial estará disponível para a publicação de perguntas e respostas, vídeos e novos tópicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo