Câncer infantil é assunto de fórum virtual

 

Atividades prometem alertar a população sobre sintomas e sinais da doença

 

O Observatório da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG (ObservaPED) abre nesta quarta-feira, 14, o fórum virtual Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. Durante quatro semanas, o fórum irá promover atividades com o objetivo de trazer ao público explicações sobre o que é o câncer infantil, esclarecimentos sobre sinais de alerta para sintomas da doença nas crianças, e responder a perguntas frequentemente feitas pelos pais.

As atividades, gratuitas e abertas à comunidade, acontecerão até o dia 11 de junho. Até lá, serão promovidos exercícios com conteúdos interativos e informativos. Dentre eles estão planejadas a realização de um quiz (teste de conhecimento sobre o tema), perguntas e respostas sobre o assunto abordado, e um jogo com exemplificação de casos clínicos do câncer infantil.

As discussões serão compostas, inicialmente, por uma breve introdução sobre a realidade da doença e dados importantes sobre a mesma. Durante as próximas semanas, serão realizadas atividades interativas para o público geral.

Dúvidas, sugestões e solicitação de outras informações podem ser enviadas pela página do fórum ou pelo e-mail oncopedufmg@gmail.com

 

Câncer Infantil

Embora raro na faixa etária pediátrica, o câncer constitui a primeira causa de morte por doença no Brasil. Atualmente, nos maiores centros de referência para o tratamento do câncer pediátrico do Brasil, os índices de cura giram em torno de 70%. De um modo geral, quanto mais precoce é o diagnóstico, menos avançada é a doença e maiores são as chances de sucesso no tratamento.

O fórum virtual é organizado pelo eixo Qualidade de Vida e Diagnóstico do Câncer na Infância e Adolescência, do Observaped. A coordenadora do eixo e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Karla Emília de Sá Rodrigues, explica a importância das informações para a sociedade. “Este fórum se propõe a alertar a população sobre os principais sinais e sintomas iniciais do câncer pediátrico, a fim de que, em determinados contextos de saúde da criança e do adolescente, esse possa ser um diagnóstico diferencial, evitando seu atraso”, afirmou.

É preciso ficar atento: como a maioria dos cânceres da infância e adolescência são de origem embrionária, e não se tem a identificação dos fatores que desencadearam seu surgimento, não é possível falar em prevenção. Por isso, o diagnóstico precoce é a ferramenta que possibilita um tratamento mais rápido e com maior probabilidade de sucesso.

 

Observaped

O Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente. O projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raquitismo

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Recomendações sobre sono seguro