Catapora (Varicela)

Também conhecida como varicela, é uma doença exantemática causada por vírus, muito contagiosa, autolimitada e na maioria das vezes branda.



Acomete principalmente crianças entre dois e oito anos. Pode ocorrer durante todo o ano, mas sua maior incidência é no final do inverno e início da primavera. A transmissão ocorre através da inalação de gotas microscópicas de saliva contendo o vírus, chamadas perdigotos, ou contato direto com a secreção das vesículas.

A doença começa com febre, mal-estar e falta de apetite. Após cerca de um dia, aparece exantema com pequenas manchas avermelhadas que se transformam em vesículas de líquido claro. Esse líquido torna-se turvo e a vesícula se rompe, dando origem a crostas que duram cerca de uma semana. O exantema se inicia no tronco, espalhando para face, couro cabeludo e membros, podendo acometer mucosa oral e vaginal. Em geral, existe coceira no local das lesões.

A complicação mais comum da varicela é a infecção bacteriana das lesões. Para evitá-la deve-se manter a pele sempre limpa e seca e as unhas cortadas para evitar lesão da pele ao coçar. Outras complicações menos frequentes da varicela são pneumonia e meningite.

O período de contágio ocorre desde um dia antes do aparecimento das lesões até que todas as vesículas tenham se transformado em crostas. Deve-se manter o afastamento escolar durante esse período. O tratamento é feito com medicamentos para febre e dor. A vacina contra a varicela deve ser aplicada em crianças a partir de um ano de idade e faz parte do calendário vacinal.

Veja também: impetigo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo