Cobreiro (Herpes zoster)

Recebe o nome de herpes zoster. É uma infecção aguda causada por vírus (o mesmo causador da catapora) que se apresenta latente (“adormecido”) no corpo humano.



É necessário que a criança ou adolescente tenha tido um episódio de catapora anteriormente para poder desenvolver o herpes zoster.

É uma doença rara em crianças menores de 10 anos, e apresenta-se com vesículas no tronco ou no rosto, geralmente alinhadas em faixa e dor importante no local. Ocorre mais comumente em apenas um lado do corpo. Essas vesículas passam a apresentar líquido purulento e depois se transformam em crostas. Pode haver coceira ou queimação local, além de febre e mal estar geral.

Não é necessário tratamento, na maioria dos casos, porque a doença se resolve espontaneamente, dentro de até duas semanas. Antitérmicos para febre e analgésicos para dor podem ser utilizados. Como existe risco de infecção secundária do local, é importante manter a pele sempre limpa e seca.

Veja também:Impetigo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo