Nariz entupido (Obstrução nasal)

A obstrução nasal é um sintoma muito comum na infância podendo levar a dificuldade na respiração e na alimentação. Uma das causas mais frequentes é a inflamação da mucosa e a presença de secreção nasal, na maioria das vezes decorrente de gripes, resfriados ou alergia respiratória.Nesses casos, o tratamento deve ser apenas a lavagem das narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia. O uso de medicamentos descongestionantes (vasoconstritores) deve ser desaconselhado, principalmente por via local. Preventivamente, devem-se vacinar as crianças contra influenza e estabelecer cuidados para a alergia respiratória. (Ver calendário vacinal)

Outra causa é a presença de corpos estranhos, como grãos e pequenas peças de brinquedos. A criança pode apresentar, além da obstrução nasal, secreção purulenta e mal cheirosa em apenas um lado do nariz, que persiste por vários dias. Deve-se procurar atendimento médico para que o corpo estranho seja retirado adequadamente.

Obstrução nasal crônica acompanhada de respiração bucal e ronco deve levar à suspeita de hipertrofia de adenoides e amígdalas, que deve ser avaliada para tratamento clínico ou até mesmo cirúrgico.

Caso a criança apresente dificuldade respiratória que continua após limpeza do nariz, associada à respiração gemente, batimento das asas do nariz, chieira, apatia, desinteresse pela alimentação ou por líquidos, palidez ou febre que não cede às medidas de controle, isso deve ser motivo de preocupação, e o médico também deve ser procurado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo