Por que lavar o nariz da criança?

A hidratação ajuda a prevenir doenças respiratórias. Saiba como aplicar o soro da maneira certa



 

A matéria publicada na revista Pais & Filhos aborda um tema relevante na pediatria: a necessidade de hidratação das mucosas nasais nesta época do ano, na qual se observa redução da umidade do ar.Em decorrência da baixa umidade, pode-se observar piora dos sintomas da rinite alérgica e da asma, além de instalação de sinusites agudas.


Uma das funções do trato respiratório superior é de preparar o ar para as trocas gasosas. Idealmente, o ar que atinge a membrana alvéolo-capilar deve estar umidificado, aquecido e filtrado. Boa parte dessas importantes características é obtida nas mucosas nasais e dos seios paranasais.


A hidratação das mucosas do nariz com soluções salinas facilita o transporte mucociliar, auxilia na recuperação da integridade do epitélio nasal, além de remover secreções, mediadores inflamatórios e agentes infecciosos. Portanto, pode ser recomendada nos dias de baixa umidade do ar e deve ser prescrita para todos pacientes com diagnóstico de rinite alérgica para controle dos sintomas, e naqueles com quadros infecciosos que acometem o trato respiratório superior, como gripes, resfriados, otites e sinusites.


A escolha pela forma de administração da solução salina nas narinas, a saber, por gotas ou formulações em spray, deve ser realizada pelo paciente e seus cuidadores, considerando que ambas formas são eficazes, desde que bem feitas.


Além disso, cabe relembrar que nos dias de baixa umidade do ar, a hidratação oral deve ser aumentada em todas as faixas etárias.



 

Professora do Departamento de Pediatria da UFMG, Cláudia Ribeiro de Andrade.








Fonte: Revista Pais & Filhos.


 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo