Dor de barriga

A queixa de dor na barriga é um sintoma muito comum em crianças, que pode ter diversas causas físicas e também emocionais. É importante identificar se ela vem acompanhada de outros sintomas, como vômitos, náuseas, diarreia, constipação e febre. Algumas das causas desse problema são: trauma, gases, inflamação, infecção, medo, ansiedade, dor muscular e intoxicação alimentar.


A forma como a criança enfrenta a dor varia de acordo com a idade, gênero, experiências anteriores e maneira como os pais se manifestam diante da dor. Crianças mais jovens tendem a sentir-se incomodadas mais facilmente enquanto adolescentes são mais tolerantes a ela. Dessa forma, grande parte das dores abdominais em crianças não são indicadores de quadros graves, não necessitando de exames. Os pais devem observar a evolução e características da dor para saber como proceder. Em caso de dor recorrente, súbita, de grande duração ou acompanhada de febre, é necessário procurar ajuda profissional para investigar mais a fundo a causa do problema.


Até os 4 meses de idade, é comum a cólica infantil, caracterizada por episódios de choro intenso, grande irritabilidade e inquietação, principalmente no final da tarde, que se iniciam e terminam sem causa aparente. Esse sintoma não deve ser motivo de preocupação já que desaparece espontaneamente com o crescimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raquitismo

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Recomendações sobre sono seguro