Cinetose / Enjoo do movimento

É uma condição caracterizada por náuseas após movimentos que causam uma perturbação no sistema responsável pelo equilíbrio.



Esse enjoo é causado quando o cérebro recebe informações conflituosas da visão, da propriocepção (a consciência do corpo mesmo estando de olhos fechados) e do labirinto, como quando giramos várias vezes em torno do nosso próprio corpo e depois perdemos o equilíbrio. Isso acontece porque os líquidos do labirinto ainda estão em movimento, apesar de já estarmos parados. Além do enjoo e das náuseas, outros sintomas, como problemas de memória, raciocínio lento, sudorese (suor excessivo), dificuldade em focalizar o olhar, dores de cabeça, visão borrada, palidez também estão relacionados à cinetose. Os tratamentos estão relacionados à realização de exercícios de reabilitação vestibular. Além disso, deve-se não ler durante as viagens, não ingerir muito líquido antes de viajar e não olhar para as janelas. Existem, também, medicamentos que contribuem prevenindo ou amenizando o enjoo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo