Icterícia

Icterícia é a coloração amarelada de pele e mucosas e se deve ao aumento de bilirrubina, substância produzida pelo fígado e eliminada pelo intestino.  Pode ocorrer em qualquer idade, por inúmeras causas, exigindo atendimento médico e realização de exames.



Em recém nascidos, é uma condição frequente e considerada normal caso apareça após o primeiro dia de vida, não seja muito intensa (a coloração amarela se restringe a face e ao tronco, até a altura da cicatriz umbilical, poupando os membros) e se resolva espontaneamente em até duas semanas. Nesses casos, é recomendado o banho de sol, diariamente, durante 30 minutos com o bebê sem roupinha ou por 2 horas, se estiver vestido. Fazer a exposição antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas, horários em que o sol não causa danos à pele. Caso a icterícia se apresente antes das primeiras 24 horas de vida, de forma intensa ou que dure mais que 15 dias ou apresente fezes brancas, já não é considerada normal e um serviço de saúde deve ser procurado imediatamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo