Prurigo agudo infantil (Prurigo ou estrófulo)

É uma reação de hipersensibilidade a picadas de insetos, ou seja, o sistema de defesa – sistema imune – reage de forma exagerada a uma picada, originando lesões características que podem aparecer distantes ou no local da picada.



Isso ocorre principalmente por picadas de mosquitos e pulgas. Essa condição é mais comum entre crianças de dois a cinco anos e seu principal sintoma é a coceira. Geralmente as lesões são caracterizadas por “calombos” avermelhados, tendo por cima pequena vesícula (às vezes, uma bolha) que se rompe deixando pequena crosta escura, ou por bolinhas vermelhas sobre local de inchaço na pele.  É comum que após a cicatrização, fique uma mancha escurecida no local da picada. O diagnóstico é clínico e o tratamento é sintomático. Uma complicação é a infecção das lesões (impetigo, broto ou pereba). Para prevenção de novas picadas, usam-se repelentes, cortinados etc. A lesão de pele que mais se parece com o prurigo é a da varicela (catapora).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo