Alimentação da criança até os seis meses de idade: aleitamento misto

A introdução de outros alimentos, além do aleitamento materno, até os seis meses, dependerá da necessidade da mãe (trabalho fora de casa, por exemplo) ou da criança (ganho insuficiente de peso, por exemplo). Para prolongar a amamentação será preferível que os outros alimentos sejam dados na colher, pois muitas crianças começam a ter dificuldade em mamar no peito à medida que se acostumam com mamadeira. Entretanto, algumas crianças adaptam-se bem, aceitando o peito e a mamadeira.

 






































Tipo de alimentação Horário Observações
Leite materno(Sem horário muito fixo) livre demanda Deve ser o alimento único até os seis meses. O carinho e a conversa com a criança cria um clima de satisfação para mãe e filho. Uma alternativa para a mãe que tem de se ausentar, é a ordenha do leite materno, com oferta na colher.
Suco de frutas (laranja, cenoura, tomate, maçã, pêra, beterraba, mamão, abacate, etc) Pela manhã ou à tarde. Não deve ser usado antes da criança completar um mês de idade. Só é necessário se a mãe precisar de um intervalo livre ou se for necessário alguma complementação. Se estiver só com leite materno é preferível oferecer na colher.  


Frutas amassadas ou raspadas: maçã, pêra, banana, mamão, etc.

e/ou
Uma ou duas refeições: no meio da manhã (9 horas) e/ou no meio da tarde (15 horas) Serão iniciados se houver necessidade de completar o leite materno. Se estiver só com leite materno é preferível oferecer na colher. Logo que a criança se acostume, podem ser acrescentados leite e um tipo de farinha de cereal.
Horário do almoço

Leite materno;

Entre 5 a 6meses pode ser introduzida a sopa de legumes
Se a criança estiver com leite materno, introduzir a sopinha somente após completar 6 meses.


No meio da tarde

(15 horas)
Frutas amassadas ou raspadas: maçã, pêra, banana, mamão; papa de leite com biscoitos, pão ou um tipo de farinha de cereais; mingau de leite com um tipo de farinha; gelatina; iogurte, etc. Serão iniciados se houver necessidade de completar o leite materno. Se estiver só com leite materno é preferível oferecer na colher.
À tardinha e à noite Leite materno (2 ou 3 vezes) Geralmente a criança não mama mais de madrugada.

 

A sopa de legumes pode ser iniciada com legumes comuns (batata, cenoura), carne e arroz. Começar com quantidade menor. Aumentar aos poucos, de acordo com a aceitação da criança, variando e aumentando a quantidade dos legumes e acrescentando também verduras (couve, agrião, espinafre, taioba, alface, etc).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo