Doença do Refluxo Gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico é um processo normal de retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. É muito comum em bebês jovens, caracterizado por vômitos ou regurgitações em uma criança sadia, sem outras manifestações. É um quadro autolimitado e sem complicações.

Quando acompanhada de outros sintomas ou complicações como anemia, dificuldade em ganhar peso, manifestações respiratórias entre outras, passa a ser caracterizada como DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO.

São os vários os mecanismos que podem atuar no desenvolvimento da doença do refluxo, sendo o principal deles o relaxamento da válvula existente entre o esôfago e o estômago, responsável por evitar que o conteúdo do estômago retorne ao esôfago. Outras causas comuns são: uso de alguns medicamentos, doenças neurológicas, hérnia de hiato, obesidade, gravidez entre outros.

O diagnóstico e o tratamento da doença do refluxo devem ser feitos por um médico após avaliação cuidadosa. Deve levar em conta vários fatores, não apenas a presença de vômitos ou regurgitações, mas também a idade do paciente, presença de complicações ou outras doenças associadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recomendações sobre sono seguro

Gastrite

Raquitismo