Doença do Refluxo Gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico é um processo normal de retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. É muito comum em bebês jovens, caracterizado por vômitos ou regurgitações em uma criança sadia, sem outras manifestações. É um quadro autolimitado e sem complicações.

Quando acompanhada de outros sintomas ou complicações como anemia, dificuldade em ganhar peso, manifestações respiratórias entre outras, passa a ser caracterizada como DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO.

São os vários os mecanismos que podem atuar no desenvolvimento da doença do refluxo, sendo o principal deles o relaxamento da válvula existente entre o esôfago e o estômago, responsável por evitar que o conteúdo do estômago retorne ao esôfago. Outras causas comuns são: uso de alguns medicamentos, doenças neurológicas, hérnia de hiato, obesidade, gravidez entre outros.

O diagnóstico e o tratamento da doença do refluxo devem ser feitos por um médico após avaliação cuidadosa. Deve levar em conta vários fatores, não apenas a presença de vômitos ou regurgitações, mas também a idade do paciente, presença de complicações ou outras doenças associadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo