Alergia à proteína do leite de vaca

É uma resposta anormal do organismo à exposição a um dos componentes do leite: a proteína. Ocorre quando o corpo do indivíduo reage combatendo o alimento ingerido como se este fosse um agente agressor, ou seja, há uma resposta exagerada do sistema de defesa.

A proteína do leite é a principal causa de alergia alimentar em crianças com menos de três anos, mas pode ocorrer em todas as idades. Ocorre por uma associação de fatores e o principal fator de risco é a história familiar de alergia, incluindo a alergia alimentar.

Após ingestão do leite do leite de vaca, os sintomas podem aparecer imediatamente ou demorar de horas a dias, podendo ser mais ou menos graves. Os principais sintomas são relacionados à pele e ao sistema digestivo (ver cartilha) e podem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Por isso, o diagnóstico correto é necessário para que seja iniciada uma dieta adequada.

A grande maioria das crianças resolve a alergia à proteína do leite de vaca ainda nos primeiros anos de vida, desde que realizem a dieta adequadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raquitismo

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Recomendações sobre sono seguro