Oxiuríase

A oxiuríase é uma parasitose intestinal causada pelo verme conhecido como oxiúros. Ocorre no mundo todo, principalmente em locais em que há mais aglomerações, como creches, conjuntos habitacionais, entre outros. O principal sintoma é a coceira na região anal, principalmente à noite, produzido pela presença de vermes na região. Podem ocorrer também cólica abdominal, náuseas, alteração do sono e, em meninas, vulvovaginite (infecção da genitália devido à migração dos vermes para o local).

A transmissão ocorre principalmente através da passagem dos ovos do verme de pessoa a pessoa ou através de objetos, água ou alimentos contaminados. A autoinfecção ocorre principalmente em crianças contaminadas, ao levarem a mão à boca após coçar a região anal. É comum a infecção acontecer entre várias pessoas da família ao mesmo tempo.

O tratamento é indicado pelo médico. É importante trocar as roupas de cama durante o tratamento, tratar todos os moradores da casa e lavar sempre as mãos todas as vezes que utilizar o banheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo