Pólipos intestinais

Trata-se de uma pequena saliência ou “caroço” que cresce principalmente no intestino grosso. O pólipo intestinal pode surgir em qualquer idade e pode não apresentar sintomas por muito tempo. Quando ocorre em crianças, geralmente corresponde a pólipo juvenil esporádico, sendo considerado um processo inflamatório sem potencial para se transformar em câncer. Quando há sintomas, os mais comuns são dor abdominal, sangramento vermelho vivo nas fezes, prolapso através do ânus. Nos adultos, os pólipos podem ter potencial maligno e a abordagem é diferente.

A colonoscopia (endoscopia do intestino) é o exame utilizado para diagnóstico do pólipo e muitas vezes também para seu tratamento, já que a maioria dos pólipos pode ser retirado durante o exame. Após sua retirada, eles deverão ser analisados no laboratório e o acompanhamento médico dependerá do número, tamanho, localização e tipo da lesão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variabilidade da frequência cardíaca pode determinar risco de morte nasepse

Trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical: revisão da epidemiologia, profilaxia, diagnóstico e tratamento

Raquitismo